Cláusula Where

Hoje falaremos sobre a cláusula where. Ela é utilizada para realizar filtros na consultas sql. Quando você vê em uma página ou tela de um sistema, filtros de pesquisa, pode ter certeza que na query aqueles filtros fazem parte com a cláusula where. Esta cláusula não é obrigatória, pois nem sempre precisamos filtrar a pesquisa, mas é muito importante quando precisamos de consultas específicas.

Do que se trata a clausula exatamente? Ela é composta por verificações sobre valores de determinadas colunas. Por exemplo, se você quer listar os alunos que nasceram em 1990, você não precisa pesquisar todos os alunos da tabela e listar manualmente. Você utiliza a clausula e traz somente os alunos que satisfazem esta condição. Isto evita do desperdicio de informações( trazer a tabela toda para obter somente alguns dados ) e traz a possibilidade de criar queries que agreguem mais valor ao seu sistema.

Para exemplificar, digamos que exista uma tabela de alunos, aonde sexo se define por ‘M’ e ‘F’ e eu queira imprimir um relatório com o nome e o CPF dos alunos do sexo masculino. Como ficaria a query?

select nome, cpf from tb_pessoas where sexo = ‘M’;

Se quisermos o nome dos alunos do sexo masculino e que nasceram após o dia 11 de Agosto de 1990:

select nome from tb_pessoas where sexo = ‘M’ AND dat_nascimento > ’11/08/1990′;

Se quisermos o nome dos alunos que nasceram a partir do dia 11 de Agosto de 1990;

select nome from tb_pessoas where dat_nascimento >= ’11/08/1990′;

A clausula where é uma clausula simples de se usar, mas que traz muita vantagem na sua utilização. Um ponto importante é que a utilização da claúsula Where não garante eficiência para uma consulta, pois o banco pode não estar “esperando” por esta restrição e a mesma acabar deixando a query mais lenta. Falaremos mais sobre isso no próximo post, não deixem de trocar em ideias com a gente 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: