O crescimento da TI

Tenho analisado ultimamente o cenário da TI, através de conversas com pessoas da área e a cada dia que passa vejo um cenário mais animador (porém de parecer não tão perto) para as pessoas que dedicam sua vida para oferecer serviços de qualidade.
Em uma análise simples podemos citar, por exemplo, que a cada dia que passa aumenta consideravelmente o número de pessoas preocupadas em conhecer pelo menos os conceitos das bibliotecas de melhores práticas para a TI (SCRUM, XP, ITIL, COBIT, entre outras que abordaremos em posts futuros) e, além disso, é cada vez maior o número de profissionais de TI que por muito tempo colocaram a mão na massa, se prepararam, estudaram técnicas de gestão e hoje estão assumindo cargos de gerência não só de setores da área, mas também de outros setores estratégicos da empresa.
Esses fatos por si só não justificam, mas nos oferecem uma amostra de como a nossa área está de fato evoluindo, como os profissionais estão percebendo a grande oportunidade que está surgindo para todos e agarrando-as. Temos grandes eventos sendo realizados em nosso país (copa do mundo, olimpíadas) e uma economia aquecida que demonstra claros sinais de solidez. Podemos estar vivendo um período que no futuro poderá ser considerado o de maior crescimento para a nossa área, onde a cada dia passaremos a ser mais importantes e valorizados, não só pelas empresas, mas principalmente pelas pessoas como um todo. Valorizados como profissionais capazes de ajudar a melhorar as vidas das pessoas. É ou não é um cenário animador?

Porém, é importante que algo fique claro que as tão faladas “boas práticas” por si só não são chaves para o sucesso, e sim bussolas que podem guiar equipes a desenvolver produtos e serviços com cada vez mais qualidade e satisfazendo os clientes. Agora, é importante entender que não basta aplicar uma ou mais dessas metodologias para garantir o sucesso, é preciso compreender que no fundo o grande objetivo é oferecer um produto/serviço melhor, fazer algo cada vez melhor, entender o que está fazendo, saber das suas atribuições, mas, jamais se restringir a elas, de fato buscar sempre ser algo a mais.
É tão comum vermos reportagens na tv falando que existem inúmeras vagas de emprego para a área de TI, com salários bacanas, e ao mesmo tempo vemos pessoas da área se queixando. Parece acima de tudo contraditório, mas de certa forma não é. Como já mencionamos em outros posts aqui, esta área é extremamente nova e está se moldando para atender as expectativas do mercado em relação a ela, assim como seus profissionais. Profissionais estes que como dissemos estão percebendo a importância de estarem envolvidos nos projetos, de crescerem profissionalmente, de se aperfeiçoarem e especialmente se valorizarem. Pois, a valorização que tantos cobram não vai partir das empresas, terá que partir de cada um de nós.
Uma pesquisa da Gartner demonstra ainda que o Brasil será o 3º mercado com maior crescimento da TI em 2012 (veja matéria completa aqui). Porém, o crescimento da área está sempre ligado diretamente ao crescimento dos profissionais que a formam.
E você o que acha da área em que atua? Como vê o futuro de TI para nós? Conte-nos como é na sua cidade, estado, região, país… Venham trocar ideias com a gente!!!!!!!!

Anúncios

No Responses Yet

  1. É importante ressaltar que uma pesquisa realizada pela consultoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações – IDC, mostra que um dos fatores de crescimento do mercado de TI aqui no Brasil é a presença da mobilidade. Além disso, a previsão é que daqui a três anos o Brasil venda mais smartphones do que telefones convencionais. As empresas atualmente têm ajudado a transformar essa previsão em realidade muito antes do tempo previsto, pois 74% das empresas já disponibilizam remotamente o acesso à aplicações corporativas através da internet.

    http://noticias.primeiramao.com.br/mercado_de_ti_deve_crescer_13_no_brasil_content_ct_9466_2299_.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: