Requisito é regra de Negócio?

Já se tornou tão comum a utilização de regra de negócio como requisito e vice-versa, que muitos acabam confundindo os termos e os classificam como sinônimos. Será que realmente não existe diferença entre estes conceitos e regra de negócio é requisito? 

Regra de negócio (RN) é a definição de como o negócio funciona, ela evidencia as restrições existentes para o funcionamento de determinado negócio, podendo abranger qualquer assunto. Além disso, a regra de negócio não depende da existência de um sistema.

Se regras de negócios definem o funcionamento do negócio, qual a finalidade do requisito? Bom, requisito é uma condição/capacidade que deve ser atendida por um sistema, ou seja, é uma descrição de como o sistema deve se comportar para atender ao negócio. Ele contém informações sobre o domínio da aplicação e restrições das operações do sistema.

Muitos podem estar pensando: “se RN trata de restrições e requisito também, qual a diferença entre eles? É simples, a regra de negócio trata de restrições de funcionamento do negócio e os requisitos de restrições para o funcionamento do sistema.

Como o sistema representa o negócio, porque não dizer que são conceitos iguais? É importante destacar que, “regras do Negócio tornam-se requisitos, ou seja, podem ser implementados em um sistema de software como uma forma de requisitos de software desse sistema”.

Caro amigo, após essa definição, lhe pergunto: “Pode existir requisito sem uma regra de negócio?” Dê a sua contribuição, venha trocar ideias conosco!

Anúncios

2 Respostas

  1. Olá, não seria o contrário? A partir da captação de requisitos é que se formam as regras de negócio?

  2. A diferença entre as RN e Requisito de Software tem causado insucessos na construção de Sistemas Aplicativos de Computador. O modelo mais utilizado para representar o requisito de software te sido o Diagrama de Caso de Uso, no qual temos características de comportamento de um Software com o usuário final.

    Porém, as RN definem todas as características necessárias para o controle e gerenciamento da organização, sempre baseado nos Negócios. Estas que determinam os níveis de tomada de decisão, as restrições de execução de qualquer tarefa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: