Teste de software: Um processo para garantir a qualidade dos serviços

Atualmente, empresas de desenvolvimento de software vêm sofrendo com um grave problema durante a criação do produto: ‘Erros’. Os erros ou falhas encontradas nos sistemas acabam denegrindo a imagem do sistema e consequentemente a reputação dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo. Todavia, muitos destes erros poderiam ser evitados se cada nova funcionalidade fosse submetida a um teste eficiente. Mas, no cenário real ainda podemos ver muitas empresas abrindo mão do teste de software por questões de tempo, financeiras, entre outras. O teste deveria servir como um dos elementos chaves para alcançar a qualidade do sistema que é tão almejada pelos clientes na entrega do produto.

Agora, imagine uma situação onde você está definindo a forma de como as coisas devem acontecer, isso é o que chamamos de processo, e este é o responsável por dizer como e quando cada coisa deverá acontecer. Pois bem, essa sequência que você está definindo é crucial para o trabalho de várias pessoas e a presença de um erro pode significar um prejuízo imenso para a empresa em que você trabalha. O que você faz quando terminar de desenhar este processo, sabendo que um erro pode significar risco para seu emprego? Coloca-o para o uso na vida real? Ou primeiro testa exaustivamente o processo até reduzir ao máximo a probabilidade de erros?

Pois bem, acredito que a segunda opção seja a mais votada: testar exaustivamente o processo. Contudo, ainda hoje é comum vermos empresas desenvolvendo software sem que este passe por uma fase adequada de teste, ou até mesmo sequer passe por uma fase de teste.

Para muitos que não estão na área isso pode parecer loucura, mas, é o que muitas vezes temos que enfrentar. É claro que este cenário que mencionamos acima não pode ser considerado regra, e hoje em dia muitas empresas já entendem a importância do teste de software e têm divisões especializadas nisso.

Teste de software

Teste de software: Aumentar a confiabilidade do sistema

Mas, o que fazer se a empresa em que trabalhamos não entende a importância do teste de software? Não dá para simplesmente exigir, é preciso convencer os chefes da importância desta fase de um desenvolvimento (Sim, o teste de software é uma parte integrante e vital para o sucesso do desenvolvimento de software), e todo o processo de convencimento em algo que envolve um INVESTIMENTO costuma ser demorado e muitas vezes desestimulante. Pois, cada sistema exige um tempo de teste diferente, não adianta, por exemplo, ter uma divisão de teste de altíssima qualidade e não oferecer um tempo minúsculo para testar um sistema de alta complexidade.

Agora que tendo em vista a importância do teste para obter melhores produtos e diminuir a probabilidade de erro no serviço prestado, seja por uma empresa de software ou por um departamento de TI de uma empresa não ligada a Informática, por que ainda tem tantas empresas que não conseguiram visualizar que testar os softwares não é um gasto, mas um investimento em qualidade? E que não basta ter uma equipe (ou muitas vezes uma “euquipe”) testando, é preciso dar condições de a mesma desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível.

Partes essenciais para qualquer projeto

Tempo, dinheiro e qualidade: Partes essenciais para qualquer projeto.

Enfim, vale a pena o sacrifício de investir em testes para obter softwares com uma maior confiabilidade, qualidade e acima de tudo prestígio no mercado de trabalho. Pense nisso a partir de hoje: TESTE é essencial para obter sucesso na produção de software.

Fica aqui uma pergunta: Qual o seu conceito de teste de software? Realmente é necessário? Aproveite e compartilhe conosco, venha contribuir, elogiar ou criticar. Troque idéias conosco!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: