Qual a importância de um profissional de TI para as empresas atualmente – parte 3

Continuando o post sobre a importância dos profissionais de TI para as empresas atualmente, falaremos nesta terceira parte sobre os problemas que levam estes a não serem valorizados da forma como merecem em muitas empresas.

Se você ainda não leu as outras duas partes clique nos links para ler a primeira parte (clique aqui) e a segunda parte (clique aqui).

É comum vermos muitos profissionais reclamando que não são valorizados e que a TI está vulgarizada, que muitos gerentes preferem valorizar “sobrinhos” e “filhos” que aprenderam informática na garagem de casa e no final das contas não sabem de quase nada, do que pagar bem a um especialista de verdade.

Contudo, como estes que se jugam especialistas estão agindo? Será mesmo que a conduta e os produtos entregues são realmente profissionais? É lógico que isso não é regra, mas, estes profissionais acabam sujando o mercado e dificultando a vida dos “caras” que de fato merecem.

É lógico que estes falsos profissionais que tanto reclamam da área de TI são a minoria, mas, será que os bons profissionais estão fazendo o melhor? Vale lembrar que como já mencionamos nos textos anteriores que a área de TI é nova e passa ainda por uma fase de amadurecimento, tanto interna, quanto externamente. E o esforço daqueles que estão na área para fazer com que a visão de todas as pessoas a cerca da TI seja melhor, tem que contínuo e incessante.

É importante ressaltar que, existem empresas de todos os tipos, existem aquelas, por exemplo, que não adianta fazer maravilhas, você nunca será valorizado, nem por isso devemos diminuir nosso profissionalismo ou a qualidade do serviço, mas sim, buscar um lugar melhor.

Hoje em dia já é possível identificar muitas empresas valorizando e pagando bem os profissionais de TI, só que para isso estes têm que ser bons, não só tecnicamente, mas, também como um todo. Respeito, esforço, força de vontade, busca por melhorar a cada dia, coletividade, são exemplos de qualidades cada vez mais buscadas pelos donos de empresa.

Para finalizar por enquanto este texto, gostaria de deixar uma opinião minha: Não importa o quanto a empresa vá te valorizar, tente sempre fazer o seu melhor, pois se ela não valer a pena, outras aparecerão, mas o mais importante é no final do dia você poder dormir sossegado sabendo que fez o seu melhor.

Então é isso pessoal, fiquem a vontade para deixar os seus comentários, dúvidas, sugestões, etc. Venham trocar ideias com a gente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: