Networking

Networking. Palavra muito importante para um profissional que almeja uma carreira de sucesso. E apesar de falar de ti essa palavra se aplica a todas as áreas de conhecimento.

Networking é o nome que se dá a rede de contatos de uma pessoa no âmbito profissional. Os colegas de trabalho, de faculdade, professores e até pessoas que trabalham em outras áreas (mais na frente falarei sobre isso).

Dado o conceito, explico a importância de se manter bons relacionamentos profissionais. Vou citar um exemplo simples dessa importância.

Em uma empresa X, você e seu colega de faculdade estão concorrendo a uma vaga de emprego de programador. O entrevistador é nada mais nada menos do que aquele colega de vocês que tinha mais vocação para a área gerencial e que não tinha muita aptidão com programação. Na faculdade, você e seu concorrente sempre tiravam as melhores notas em programação. Você ajudava seus colegas na hora do aperto, incluindo entre eles o seu entrevistador. Seu concorrente fazia vistas grossas as dificuldades do colegas. Quem você acha que está em vantagem? É importante ressaltar que esta vantagem não significa (ou não deveria significar, falaremos sobre isso em outro post) que o “amigo” do entrevistador será obrigatoriamente contratado, mas em casos de igualdade ou proximidade técnica entre os candidatos, o entrevistador certamente optaria pela pessoa que ele já conhece e sabe que pode contar nos momentos mais difíceis.

retirado de http://seuestranho.com.br/wp-content/uploads/2009/07/pc01.jpg

Essa não é a melhor forma pra quem quer ter um bom Networking.

Essa é apenas uma das atitudes que auxiliam ao profissional criar um bom networking. Respeitar a cultura da empresa em que trabalha, ser responsável com prazos, ser honesto, compartilhar seus conhecimentos, tentar sempre agregar valor a empresa em que trabalha, evitar falar mal de colegas e de empresas passadas. E isso não se restringe a profissionais da sua área. Qualquer pessoa pode ser um futuro cliente seu ou então recomendar seus serviços se tiver firmeza de que você é um bom profissional.

retirado de http://futurosgestores.wordpress.com/category/carreira/networking/

Interação com colegas de trabalho pode ser positiva para seu Networking

O profissional no entanto, deve ter cuidado para não usar o networking de forma errada, o que pode arruinar sua carreira ao invés de melhora-la. Se auto promover demais, falar demais e fazer de menos, entrar em discussões aonde você não domina o tema, ser um cara incoveniente, não são aitudes produtivas.

Enfim, tentei demonstrar de forma simples o que é networking e qual a sua importância. Espero que tenham gostado do texto e caso tenham algo a complementar ou a discordar é só comentar aí embaixo que a gente discute mais sobre o assunto.

Anúncios

3 Respostas

  1. Muito interessante o Post! Ultimamente sempre ouço falarem que um bom profissional precisa ter contatos. Concordo em partes com isso pois, na hora que o bicho pega, não adianta ter 100 contatos no linked in, se você não der conta do recado meu amigo, alguém que faz acontecer ficará com a tua vaga!

    Competência e profissionalismo não são os outros que irão dizer se
    você tem ou não, são suas atitudes perante os problemas que irão
    confirmar, exatamente o exemplo citado, do colega que ajudava com a dificuldade e tirava as melhores notas.

    Aqui em Floripa é difícil a empresa que contrata por indicação, no
    máximo a pessoa é indicada para o processo seletivo e passa pelos testes práticos e entrevistas. Com a falta de profissionais bons, as empresas estão mais rigorosas no momento da contratação para não acabar bancando uma pessoa que não traz retorno.

    Parabéns pelo Post!

  2. Obrigado pelo comentário Mayara. A intenção do texto era mostrar a importância do Networking como um diferencial na sua carreira. Mas o Networking só traz bons frutos se o profissional for competente e qualificado. Se ele não tem nada de bom a oferecer o Networking não adianta de nada pois, pessoas sérias não vão querer comprometer sua imagem indicando uma pessoa que não tem condições de assumir uma vaga. O Networking é um diferencial, não uma coisa em que você deve se sustentar isoladamente.

    • Assino em baixo Joselito!

      Fiz aquele comentário porque já vi alguns contar vantagem que conhece fulano e siclano como se isso fosse o principal de tudo. O Networking acaba acontecendo naturalmente quando a pessoa se destaca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: