Qual a importância de um profissional de TI para as empresas atualmente – parte 1

Houve um tempo em que as empresas conseguiam controlar todos os seus processos de forma manual, conseguiam conhecer os seus clientes e controlar suas contas sem o auxílio de nenhuma máquina. Contudo, essas empresas cresceram e junto houve um aumento da complexidade de todos os processos envolvidos no dia-a-dia.

A inclusão dos sistemas de informação para o auxílio às empresas começou basicamente com as grandes empresas, que além da questão organizacional que estes sistemas auxiliariam, visavam também buscar diferenciais competitivos para competir com outras empresas.

Com o tempo praticamente todas as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas passaram a utilizar pelo menos um sistema de informação no seu dia-a-dia, como exemplo disso podemos ver qualquer loja pequena com um computador no balcão para registrar todas as suas vendas.

Neste cenário, os profissionais de TI são para o mundo atual, imprescindíveis, atuando nas mais diversas frentes e responsabilidade. Por exemplo, profissionais que desenvolvem sistema para gerenciar o controle de tráfego aéreo tem uma responsabilidade imensurável, pois qualquer erro nestes sistemas poderá acarretar na perca de inúmeras vidas.

TI tem grande importância dentro das empresas.

Mas você pode estar pensando os profissionais acima são uma exceção, de certa forma sim, contudo uma grande gama de profissionais de TI trabalham no seu dia-a-dia com dados que podem transformar a empresa em uma potência ou em um desastre, de acordo como estes dados sejam trabalhados.

Atualmente as empresas estão cada vez maiores e com uma necessidade de prover soluções para os mais diversos problemas de forma cada vez mais rápida, neste cenário de extrema complexidade, o departamento de TI é crucial.  Mas para ter de fato um papel importante para a empresa o departamento precisa estar conectado nos anseios e expectativas de toda a organização.

Para tal fato ser possível é imprescindível que o departamento utilize de técnicas de gerenciamento especificas para a TI, técnicas como BSC, ITIL, COBIT, SCRUM, XP, entre outras. Iremos abordar cada uma destas técnicas em posts futuros.

Como podemos perceber em tudo que foi abordado os profissionais de TI são atualmente um dos setores mais importantes, senão o mais importante, em qualquer empresa de médio à grande porte, imagine uma multinacional com os seus sistemas, redes e bancos de dados parados por um dia inteiro, é possível afirmar que não teria como esta empresa funcionar por um dia, imagine o prejuízo disto.

De fato, os profissionais de TI são na teoria membros vitais para as empresas, mas será mesmo que isso acontece na prática, na continuação deste post iremos discutir isso.

Então é isso pessoal, Espero que tenham gostado deste posts, comentários, dúvidas, criticas ou se quiserem completar alguma coisa que tenha ficado faltando neste post fiquem a vontade para contribuir. Até mais.

Anúncios

10 Respostas

  1. Olá Júlio, parabéns pelo blog! Vocês estão trazendo diversos assuntos interessantes.

    Gostaria de dar a minha contribuição para esse post e na minha opinião, Sim, o setor de TI é muito importante e o controle da informação é crucial para o crescimento e sucesso de uma empresa.

    No entanto, uma empresa consegue sobreviver sem o setor de TI, claro que ela não se torna nem um pouco competitiva perante as outras, mas ela se vira. Muitas vezes, por sermos da área, achamos que sem nós o mundo para, mas ele não para, ele dará um jeito (menos ágil, preciso e automatizado)!

    Quanto a importância da área de TI, queria frisar que ter apenas a área separada na empresa não traz vantagem alguma, agora ter profissionais especializados e que levem o seu trabalho muito a sério, isso sim trará benefícios para a empresa.

    Por isso sou a favor da legalização da nossa profissão!

    Parabéns e sucesso com o blog!

    • Gostaria de parabenizar o Júlio César Santos Lima por abordar este assunto, não sou formado em nada mas tenho muita curiosidade e vontade de aprender,como muitos sempre que preciso procuro ajuda no tio google e tem me ajudado.
      Agora depois de ver muitos fóruns entendi que realmente devemos no especializar em uma área focar nosso objetivo nisso e dar o máximo de nós. Eu aprendi muito informatizando empresas que antes eram anotado tudo em um caderno, dei a idéia e começei a agir quero fazer uma faculdade e aprender mais profundamente.
      acho sim que uma empresa imformatizada se torna mais produtiva a empresa que trabalho é uma confecção com filiais emm 3 cidades que davam probelamsas porque as mezas as 3 faziam o mesmo trabalho para entrega. liquei as 3 em uma unica rede atraves de vpn e o ganho foi maior e a produsão almentou. creio que isso e a função de um respensavel por ti levar uma empresa a produisir creser e diminuir os gastos pois as viagens diminuiram e o tempo gasto tambem e eu de constureiro com um curso simples de hardware e redes ja fiz grandes coisas mas o meu foco agora e web entrei nesse siste pesquisando sobre scryptjava fazer sites com animação sem usar o flash se alguem puder postar alguma coisa sobre esse asunto para iniciantes eu agradesso obrigado

      • Obrigado Josinei, o que você abordou exemplifica perfeitamente como a TI pode solucionar problemas, e servir de diferencial competitivo para as empresas, Obrigado por TROCAR IDEIAS com a gente. Iremos fazer sim o post sobre javascrypt esperamos poder contar com sua participação.

    • Obrigado pelo comentário Mayara, e eu concordo com você. De fato as empresas podem sim funcionar sem a gente, contudo, dependendo do tamanho da empresa, apesar de possível, acredito ser inviável para elas trabalharem sem sistemas de informação atualmente, pois a velocidade para a realização de cada processo diminuiria consideravelmente, e tempo é dinheiro. Concorda? Iremos abordar a questão da regularização em outros posts, espero poder contar com sua participação nos próximos posts, inclusive na continuação deste tema, obrigado por ter TROCADO IDEIAS com a gente!!!

  2. há quem inclusive teorize modelos organizacionais onde TI não é uma parte, mas a espinha dorsal da empresa inteira

    http://www.infoq.com/news/2011/09/modeldriven-soe

    Acho que a cada dia que passa, TI deixa de ser um fim para ser mais um meio nas empresas, e cada vez mais commoditizado.

    Acredito que o grande diferencial para o profissional de TI continuará sendo aquele que sabe estabelecer a ponte entre o que existe em termos tecnológicos, quais são as reais demandas da empresa e como ligar uma coisa à outra.

    Isso se traduz, em termos práticos, ao desenvolvimento da sensibilidade de saber ouvir e analisar ao esforço contínuo de se manter atualizado nas tecnologias, buscando sempre o amadurecimento profissional e a seriedade.

    Às vezes, numa empresa pequena, isso pode ser o perfil do cara “faz tudo”, e ás vezes, na empresa grande, pode ser o perfil do cara que entende qual o papel dele na lógica de onde ele está.

    Nenhuma novidade, na verdade. Continua sendo o sujeito fazendo um bom trabalho dentro das possibilidades dele.

    Quanto às siglas e metodologias, recomendo uma boa dose de sal, sempre. O projeto que deu origem ao XP foi, ao final, um fracasso. 10 anos atrás, 90% das empresas inglesas que obtinham ISO quebravam em 5 anos.

    São poucos os estudos sérios sobre a eficácia destas coisas, com dados empíricos e resultados palpáveis (recomendo os livros do http://en.wikipedia.org/wiki/Capers_Jones) e muita a propaganda de quem fez uma vez e deu certo.

    Sucesso no blog!

    • Obrigado Kenji, de fato a forma de atuação da TI está mudando mesmo, iremos abordar isso na segunda e terceira parte deste texto. Quanto às metodologias, porém de gostar bastante delas, também não acho que as mesmas são soluções para todos os problemas da TI, muito até pela forma que são implantadas, mas falaremos sobre isso na última parte desse texto e em posts futuros. Obrigado por ter TROCADO IDEAIS com a gente!!!!!!!

  3. Concordo com o post e com os comentários Kenji e da Mayara e adiciono mais um quesito importante: de nada adianta um time de TI competente, que segue as últimas tendências e metodologias, se não estiver alinhado com as estratégias corporativas.
    Eu sou defensor de manter TI sempre, alinhado com as expectativas da empresa, em tomada decisões ou pelo menos suportando a tomada de decisão!

    Parabéns pela iniciativa do blog.

    • Obrigado Jonathas!! Concordo com você e iremos abordar isso a fundo na continuação desse texto. Obrigado por TROCAR IDEIAS com a gente!!!!!

  4. […] recebido o reconhecimento que merecem. Como mencionamos no primeiro texto (leia a primeira parte clicando aqui), os profissionais de TI atualmente são importantíssimos para as empresas, sendo inclusive em […]

  5. […] você ainda não leu as outras duas partes clique nos links para ler a primeira parte (clique aqui) e a segunda parte (clique […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: