O que um desenvolvedor faz

Pela manhã você acorda com seu celular despertando. Come, se arruma e vai trabalhar. Durante o dia lê emails, checa os sites de notícias, usa os programas da empresa, cria planilhas ou documentos de texto. Chegando em casa, navega em sites de sua preferência, joga um jogo no pc ou no videogame.

Se seu cotidiano tem alguma ou várias dessas atividades você deve conhecer as facilidades que a tecnologia nos traz. E por trás de todos esses softwares utilizados no nosso dia a dia, está uma figura muito importante: o programador. É ele o responsável pela criação de um software. Ele transforma necessidades, processos e comodidades em uma coisa real, utilizável.

Você conhece alguém assim?

Se você conhece alguém assim, tenha cuidado!!

A depender do segmento do qual façam parte, os programadores tem prioridades diferentes.

O programador de jogos tem um foco no entretenimento de seus consumidores. Jogos com paisagens e personagens bem desenhados, que tenham muitos desafios e façam as horas passarem rapidamente costumam fazer sucesso.

O que faz aplicativos como o Word, Photoshop, tem como foco buscar novas ferramentas e efeitos que facilitem o trabalho diário dos seus usuários, tendo em vista que, estes sistemas costumam ser utilizados por usuários comuns. Com isso, quanto mais recursos e facilidades de uso melhor.

Já o desenvolvedor de sistemas corporativos, tem um foco maior em compreender os processos da empresa e transformá-los em um sistema que agilize e facilite essas tarefas. Um sistema que ajude a empresa a diminuir custos, aumentar sua produtividade e ganhar mais força no mercado será bem sucedido na sua missão.

Como em todas as áreas de TI, a de programação exige muita dedicação e um trabalho intenso. É comum em empresas de pequeno porte ou que estejam envolvidas em projetos muito grandes a necessidade de fazer horas extras, “dar um gás” na reta final de um projeto, até porque muitas vezes os prazos de entrega são apertados e quase todo cliente tem a visão de que construir software é coisa fácil. Então a única coisa que ele quer saber é do sistema dele funcionando bonitinho no prazo definido, mesmo que ele tenha sido definido incorretamente.

Prazos apertados são um problema...

Quem se interessa pela área deve ter em mente que um bom programador tem que ser alguém muito criativo, com raciocínio lógico apurado, ter um bom conhecimento técnico e se preocupar com o que seu código deve ter para ajudar em futuras manutenções. Ele também tem que buscar sempre novos conhecimentos, se manter atualizado com as novidades do mercado. É um profissional que nunca para de estudar.

Atualmente, uma das áreas que está com maior potencial de mercado é a de desenvolvimento de aplicativos para plataformas móveis(como smartphones e tablets). O boom do iPhone e dos celulares com Android fez o interesse de muita gente crescer para este lado. É possível ver hoje muitos softwares sendo lançados em versão mobile.

Encerro aqui este post sobre a área de desenvolvimento. Qualquer dúvida, reclamação, sugestão ou elogio fiquem a vontade. Não deixem de comentar.

ps – Segue abaixo um vídeo mostrando de forma bem humorada a vida de programador.

Anúncios

13 Respostas

  1. Na anatomia do programador, o mouse de estimação poderia ser facilmente trocado por um copo de café hehehe
    O post da bem legal, parabens galera!
    Abraço.

  2. Adicione a informação que o bom programador tem que se manter em estudo, atualização e dedicação…

  3. Tá massa cara! Parabéns pelo texto. Deu pra dar uma impressão boa do que é a coisa. No fim, programando jogos, sistemas corporativos ou outros, temos sempre um belo de um cliente pra cobrar….mas uma coisa é certa: programar, ao contrário do que muitos dizem, pode sim ser prazeroso e dar dinheiro.

    Abraço.

  4. Muito bom o post. Realmente é difícil explicar o que um programador faz.

    E tirando os óculos e as canelas finas, eu sou igual ao carinha do desenho. kkk… cabeludo, barbudo, grande concentração de lipídios e relaxado.

    []’s

    • É difícil mesmo cara. Quantas vezes já me peguei imaginando a melhor forma de explicar o que faço. Espero que com esse texto fique mais fácil para as pessoas que não são da área entender o que nós fazemos. E quanto a fisionomia eu só não tenho o óculos. Eu que era seco já to ficando barrigudo….kkkkkk

  5. Ta de parabéns joselito, continue publicando nossa vida e vamos atrair pessoas…

  6. Apesar de achar que a ilustração não seja bem o estereótipo de um programador, o texto é bem legal. Parabéns 🙂

  7. Texto divertido e bem ilustrativo.
    Tá de parabéns…
    Você deixa o papai orgulhoso!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: