O que um Analista de Segurança faz

À medida em que as empresas estão cada vez mais preocupadas com proteção da informação a segurança de informação é uma área em forte ascensão no Brasil. A evolução dos ataques e melhorias na exploração das vulnerabilidades que aumenta a cada ano tem tornado o papel do Analista de segurança de fundamental importância. O número de incidentes de segurança de informação vem aumentando ao longo dos anos, dentre as ameaças podemos citar: infecção por vírus, Worm, Trojans, ataques Denial of Service contra as redes e sistemas, invasão de sistemas, etc.

A popularização da Internet e o avanço tecnológico têm favorecido na complexidade do ataque ,numa maior quantidade de ocorrências e num número maior de ferramentas que podem ser utilizadas para o ataque. Isso tem tornado o trabalho do analista de segurança um tanto quanto difícil, exigindo que o profissional de segurança da informação seja cada vez mais especialista para que possa contribuir na minimização dos riscos quanto ao roubo de informações, na detecção de vulnerabilidades em sistemas, servidores e aplicações. Outras atividades inerentes ao analista de segurança é definir políticas de segurança de rede, gerenciar firewall, antivírus, etc.

Mas não apenas as ameaças externas representam risco para a segurança da informação, pois os próprios funcionários das empresas são considerados ameaças de alto risco quando mal-intencionados ou por falta de conscientização da importância da manipulação da informação.

É de suma importância perceber que não apenas formação acadêmica é necessária para ingressar nessa profissão, deve-se atrelar esse conhecimento a outros, como por exemplo, tirar cerificações da área de segurança, conhecer como costuma pensar e agir um hacker, ter conhecimentos sobre gerência de TI para poder gerir as políticas de segurança, entre outros. Enfim, é um profissional que além de conhecer sobre criptografia, certificação digital, cifra, firewall, e outros assuntos específicos da área de segurança da informação, deve conhecer também outros assuntos da área de TI. Então, para você que gosta da área de segurança comece a direcionar seus estudos nesses temas principais, lembrando que segurança abrange outros conhecimentos.

Bem pessoal, essa é a função do analista de segurança. Algum comentário adicional ou sugestão favor postar comentário. Em breve mais um texto, desta vez sobre os desenvolvedores.

Anúncios

3 Respostas

  1. olha só…Marcus Vandalo agora é blogueiro…

  2. adorei o conteúdo muito bom mesmo. agora por favor me responda na area do serviço de inteligencia existe uma funçao de analista certo? mas e ánalista de que? queria saber porque existe varios tipos de ánalista. mas o que eu quero saber mesmo e na area de inteligencia?

  3. Olá sou o Marcelo Fernandes, estudante de REDES E TELECOMUNICAÇÕES, vivo em luanda e quero muito fazer um curso de ANALISTA DE SISTEMAS.

    Estarei no aguardo de parecer,

    Atentamente,

    Marcelo Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: