O que um Analista de Segurança faz

À medida em que as empresas estão cada vez mais preocupadas com proteção da informação a segurança de informação é uma área em forte ascensão no Brasil. A evolução dos ataques e melhorias na exploração das vulnerabilidades que aumenta a cada ano tem tornado o papel do Analista de segurança de fundamental importância. O número de incidentes de segurança de informação vem aumentando ao longo dos anos, dentre as ameaças podemos citar: infecção por vírus, Worm, Trojans, ataques Denial of Service contra as redes e sistemas, invasão de sistemas, etc.

A popularização da Internet e o avanço tecnológico têm favorecido na complexidade do ataque ,numa maior quantidade de ocorrências e num número maior de ferramentas que podem ser utilizadas para o ataque. Isso tem tornado o trabalho do analista de segurança um tanto quanto difícil, exigindo que o profissional de segurança da informação seja cada vez mais especialista para que possa contribuir na minimização dos riscos quanto ao roubo de informações, na detecção de vulnerabilidades em sistemas, servidores e aplicações. Outras atividades inerentes ao analista de segurança é definir políticas de segurança de rede, gerenciar firewall, antivírus, etc.

Mas não apenas as ameaças externas representam risco para a segurança da informação, pois os próprios funcionários das empresas são considerados ameaças de alto risco quando mal-intencionados ou por falta de conscientização da importância da manipulação da informação.

É de suma importância perceber que não apenas formação acadêmica é necessária para ingressar nessa profissão, deve-se atrelar esse conhecimento a outros, como por exemplo, tirar cerificações da área de segurança, conhecer como costuma pensar e agir um hacker, ter conhecimentos sobre gerência de TI para poder gerir as políticas de segurança, entre outros. Enfim, é um profissional que além de conhecer sobre criptografia, certificação digital, cifra, firewall, e outros assuntos específicos da área de segurança da informação, deve conhecer também outros assuntos da área de TI. Então, para você que gosta da área de segurança comece a direcionar seus estudos nesses temas principais, lembrando que segurança abrange outros conhecimentos.

Bem pessoal, essa é a função do analista de segurança. Algum comentário adicional ou sugestão favor postar comentário. Em breve mais um texto, desta vez sobre os desenvolvedores.

Anúncios

4 Respostas

  1. olha só…Marcus Vandalo agora é blogueiro…

  2. adorei o conteúdo muito bom mesmo. agora por favor me responda na area do serviço de inteligencia existe uma funçao de analista certo? mas e ánalista de que? queria saber porque existe varios tipos de ánalista. mas o que eu quero saber mesmo e na area de inteligencia?

  3. Olá sou o Marcelo Fernandes, estudante de REDES E TELECOMUNICAÇÕES, vivo em luanda e quero muito fazer um curso de ANALISTA DE SISTEMAS.

    Estarei no aguardo de parecer,

    Atentamente,

    Marcelo Fernandes

  4. Muito bem explicado como é a atuação desse profissional, me ajudou muito, eu que estou cursando a faculdade de sistemas de informação e estou em busca de uma subárea da T.I. para me especializar, achei bem legal quando falou da engenharia social, realmente é preocupante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: