O que um Analista de Sistemas faz

Um software é normalmente desenvolvido para atender as necessidades e expectativas dos seus usuários, com isso, para que o sistema tenha sucesso na sua finalidade é preciso conhecer bem detalhadamente as reais necessidades dos usuários. Acontece que nem sempre eles sabem exatamente o que querem, algumas vezes os clientes sabem o que querem mas não sabem como expressar e outras vezes os requisitos simplesmente não podem ser atendidos por fatores como: limitação tecnológica, custoxbeneficio e etc…

Para auxiliar os clientes na geração das melhores soluções e na discussão sobre quais requisitos são viáveis temos a figura importante do analista de sistemas, profissional responsável por fazer o meio de campo entre clientes e programadores. Essa função é fundamental para o sucesso de um projeto, já que um dos motivos principais para um projeto malsucedido é a comunicação falha entre as partes.

Como a falta de comunicação pode ser prejudicial

E porque essa comunicação muitas vezes é falha? Simples, o cliente na maioria das vezes tem seu conhecimento restringido ao negócio em que ele atua, tendo pouco conhecimento da área tecnológica. Já o desenvolvedor normalmente sabe muito da parte técnica, as melhores práticas de programação, mas não conhece o negócio para qual ele vai desenvolver o sistema. Aí quando um fala o outro não entende nada, justamente por não ter conhecimento do assunto.

O analista preenche essa lacuna por ter um conhecimento maior de várias áreas como saúde, economia, direto e outras mais e tem também o conhecimento técnico de informática, podendo conversar em alto nível tanto com o cliente quanto com o programador. Isso traz segurança para as duas partes e o analista pode também por ter conhecimento, saber extrair melhor requisitos que o cliente nem imagine que precise no futuro.
Além de preencher esta lacuna cliente/desenvolvedor ele também é responsável por buscar as melhores soluções para que as informações sejam processadas pelo sistema. Cabe a ele também definir a configuração de hardware/software ideal para que o seu sistema possa rodar e que possa também se adequar a realidade da empresa contratante. É responsável também por definir a configuração do ambiente, a organização e a manutenção do sistema.
Para quem quer se tornar um bom analista de sistemas, algumas características são essenciais. Criatividade para descobrir novas soluções, bom senso para evitar situações desgastantes por requisitos mal definidos, ter perfil de líder para poder conduzir a equipe de desenvolvedores. Ser bom em relações interpessoais, afinal a colaboração das partes é fundamental, saber expressar bem suas idéias, visão clara dos negócios da empresa. Tem que se manter sempre antenado com as novidades tecnológicas, afinal ninguém vai querer contratar uma tecnologia defasada. E para quem quer trabalhar em grandes corporações, o inglês é essencial.
Como apresentado, o analista de software é alguém que além de conhecer as características do desenvolvimento, também conhece as regras do negócio e é responsável pela interação/comunicação entre os clientes e os desenvolvedores. Com isso, a atuação do analista é importantíssima, pois se o mesmo transcrever as regras erradas para os desenvolvedores fatalmente o sistema conterá erros.
Então é isso pessoal, gostaram do post? tem alguma dúvida, comentário ou não concordam com algo? Fico aguardando os comentários de vocês. Até breve.
Anúncios

6 Respostas

  1. Muito bom seu artigo, parabéns! Com tempo irei ler os outros artigos!

  2. Muito bom, li todos os post, muito bem abordado os conteudos.

  3. Também gostei, acho que faltou só mais um pouco de identação do texto e algumas imagens para chamar mais atenção!

  4. Nunca vi uma imagem elucidar tão bem uma situação real…. heheheh
    Os analistas de projetos sempre sofrem. Seja em qualquer área. =D
    Legal o post.

  5. A imagem mostrou o que realmente acontece de uma forma muito engraçada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: