TI e os “meninos da informática”

Tecnologia da informação. Mais conhecida como TI você já deve ter ouvido falar bastante nessa sigla, ela está ficando cada vez mais famosa. Mas afinal, o que será isso?

Existem várias definições para o termo, procurando no Google você encontrara muitas delas. Mas resumindo, TI é um conjunto de atividades que tem como objetivo disponibilizar a informação de forma segura, rápida e eficiente. Num mundo altamente capitalista e competitivo a informação vale ouro. Então a ciência que trata da informação é tão valiosa quanto.

Tão noticiada quanto a área de TI é a falta de profissionais no mercado. Esse é um assunto que já está ficando batido e que será discutido melhor em outro texto, mas porque meu Deus falta gente? Quem é esse povo e o que eles fazem que são tão raros?

Provavelmente você deve conhecer um estudante/profissional de TI. É aquele seu vizinho com cara de nerd, que você acha meio estranho e que costuma chamar de “menino da informática”. Mas, ao contrario do que muitos pensam, TI não consiste em gravar cds, mexer no photoshop (eu mesmo não sei nem por onde começa), baixar música e outras coisas do gênero. Essas coisas muitos de nós sabemos, mas por ter a mania de mexer em tudo que é programa por simples curiosidade. O profissional de TI faz coisas grandiosas, somos quase super heróis. Salvamos a vida de muita gente agilizando e facilitando tarefas que antes levavam muito tempo e hoje são bem rápidas. Imagine (ou lembre se você for mais velhinho) por exemplo como tarefas que hoje parecem simples, antigamente eram complexas e levavam muito tempo.

Um exemplo simples são as nossas eleições. Hoje feitas por meio de urnas eletrônicas, nos permitem conhecer os eleitos no mesmo dia, coisa que não acontece em países que utilizam as “modernas” cédulas de papel. Isso sem falar da questão da segurança e da impossibilidade de invenção de candidatos.

Bom, já falei demais sobre a área, no próximo post iremos conhecer os ramos da TI e seus profissionais então até lá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: